Aos (E)namorados



Das muitas leituras interessantes, ricas, belas e necessárias com as quais tenho me encontrado ultimamente, escolhi (sem autorização prévia, ops) este texto da Loba Euza, postado recentemente em seu blog, em homenagem aos (e)namorados de todas as idades e lugares, para lembrar que os grandes e verdadeiros amores começam sempre dentro de - e por - nós mesmos.





Carta a Drummond
(com cópia a quem interessar possa)

Poeta,
você foi brilhante ao se declarar amante do amor em seu poema “As sem-razões do Amor”. Ainda que eu tenha dificuldades para te ver amando assim (no seu Poema das sete faces, seu anjo torto contradiz as sem-razões) não poderia juntar tanta poesia de forma mais bonita do que o fez.
Mas, me perdoe, não posso concordar com alguns dos seus versos. Não, poeta. É justamente porque amo bastante e demais a mim é que sou capaz deste amor que é dado de graça. É por me saber amante de mim mesma é que sou capaz de dar-me a quem nem sempre sabe ser amante. É por este amor a mim que amo e me dou de uma forma absoluta. E dando-me, sou capaz de aceitar o outro e respeitá-lo no seu amor singular. Pois é, Poeta, não posso amar alguém mais do que a mim. Sabe por que, poeta? Porque eu me esvaziaria se não tivesse no meu próprio amor a fonte de energia que supre o amor pelo outro. Esta energia que me faz ser parceira, ser companheira, ser igual e ser plural.
Olha, eu verdadeiramente acho lindo este amor que nada exige a não ser sua própria existência. Mas, não sendo poeta nem passando perto de ser abnegada, quero mais do amor, poeta. Quero meu amor se alimentando do amor do outro. Eu o quero espalhando-se no outro e provocando nele a erupção de um vulcão que explodirá em mim, realimentando o meu amor. Então, poeta, o amor para mim é troca. É feliz e forte ao se conjugar em outro amor.
Mas termino em comunhão contigo:

Amor é primo da morte,
E da morte vencedor,
Por mais que o matem (e matam)
A cada instante de amor.

[Loba Euza / Carlos Drummond de Andrade]




Comentários

Postar um comentário

Deixe o seu olhar

Postagens mais visitadas