Feng Shui para Mim

A senhora na tevê falava sobre feng shui. Sobre como a casa vibra, ri e chora, com as pessoas e se renova quando objetos e móveis são trocados por outros ou mudados de lugar, e quando chegam novas plantas e flores no ambiente. Sobre a necessidade de sair com o velho, o inútil, o quebrado. A necessidade de trazer o novo, o útil, o inteiro. Sobre a importância de substituir pertences que remetam à lembranças ruins por aqueles que trazem alegria. Tirar a poeira, trazer a mudança. Enfim, fazer a casa respirar.
Os finais de ano de celebrações fazem, também, isso. Mas de uma outra forma.
Enchem a casa de gente, de vozes, de abraços. O ambiente normalmente organizado e impregnado das personalidades cotidianas, vira outro. Uma bagunça alegre , cutucando o espírito de "cada coisa no seu devido lugar" e mostrando, sutilmente, que aquilo tudo se trata de outros valores, e que são as bagunças felizes as criadoras de motivos para celebrar.
O inimaginável diário, vira possível. O incomum, vira breve rotina. Pessoas chegam, pessoas vão, pessoas ficam - pessoas de sempre e de nunca - , e pequenas luzes se sucedem. O universo interno agora é outro, e vibra satisfeito com a vida que lhe preenche.
Uma amiga contava sobre seu aprendizado quanto à baixar as expectativas diante das pessoas. Um amigo trazia, de encontro, um belo texto ensinando a não fazer do coração um objeto de barganha, e a doar-se sem esperar alguma retribuição.
De alguma maneira, estes pequenos sinais beija-flores se juntaram entre si, e tudo virou um todo para carregar o novo ano menino.
Na casa de pessoas que, como eu, chegavam ou saíam, tudo foi uma surpresa. Com expectativas baixas e amorosas, o inesperado mostrou-se infinitamente melhor. Cada abraço, foi um laço. E a fita era belo cetim perolado. Cada encontro, um respiro para o final. Do ano, que fique certo. Para o plantio de novas sementes, não há coisa tal como o fim.

Comentários

  1. Cada vez mais poeta, essa Bia. Concordo plenamente com o lance de baixar as expectativas. Fica tudo tão melhor, mais fácil, mais leve!

    ResponderExcluir
  2. Hola Bia, gostei muito do seu jeito de escrever... particularmente os seus intereses... lindo blog! As melhores vibraÇoes para vc desde a fria Europa...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bia...

    Feng Shui é renovação de energia, exatamente o que acontece nos finais de Ano.

    Que teu ano seja assim, renovado, movimentado, com grande fluxo de amor, está bem?

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Bi,

    Adorei seu texto, perfeito!
    A vida faz mais sentido quando aproveitamos esses momentos, essas trocas, intensamente!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu olhar

Postagens mais visitadas