À nós, pecadores

Ganhei de presente do Carlos Queridão a oportunidade de falar sobre a presença dos 7 Pecados Capitais - que surgiram antes do cristianismo, mas foram adotados depois pelo catolicismo - na minha vida.
Pela regra, eu devo publicar as minhas respostas e indicar outras pessoas para fazer o mesmo. Ocorre que regra só foi feita mesmo para ser quebrada, assim, convido todos que se afinizarem com o tema (riquíssimo), a participar. Estarei muito interessada nas respostas!

De acordo com o dicionário Michaelis
Pecado: 1 Transgressão de lei ou preceito religioso. 2 Transgressão de qualquer preceito ou regra. 3 Demônio, tentador. 4 Culpa, defeito, falta, vício. 5 Mulher tentadora.

Pecados capitais: vícios capitais

Vício: 1 Defeito físico ou moral; deformidade, imperfeição. 2 Defeito que torna uma coisa ou um ato impróprios, inoperantes ou inaptos para o fim a que se destinam, ou para o efeito que devem produzir. 3 Falta, defeito, erro, imperfeição grave, viciação, viciamento. 4 Disposição ou tendência habitual para o mal. 5 Hábito de proceder mal; ação indecorosa que se pratica por hábito. 6 Costumeira. 7 Costume condenável ou censurável. 8 Degenerescência moral ou psíquica do indivíduo que, habitualmente, procede contra os bons costumes, tornando-se elemento pernicioso ao meio social, ou com este incompatível. 9 Desmoralização, libertinagem.

Vícios capitais: os sete vícios chamados capitais por serem considerados a origem de todos os outros: soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça.


Soberba
Seria o popular "nariz empinado", mas, nas atitudes. Um se julgar superior, do qual eu, definitivamente, não padeço (até porque não seria fácil empinar este nariz). Porém, imagino que meus momentos tolerância zero possam estar sujeitos a esta interpretação pelos mais desavisados. Ou quem sabe até, pelos avisados. Outro "defeito" meu que adora se fazer passar por soberba, é a distração (acompanhada de uma senhora miopia). As pessoas tendem a se superestimar, e sempre acham que é com elas quando você pode, simplesmente, não estar prestando atenção...

Avareza
Eu não divido sobremesa! Não empresto o Hortêncio (meu mais novo mascote), não empresto as pessoas que eu amo (olha o delírio, como se fossem posses e fossem minhas para emprestar ou não). No mais, no quesito empréstimo, se eu souber que o quê foi vai voltar inteiro, empresto até cds, livros, dvds de estimação. Divido até dinheiro, o difícil vai ser eu ter. Divido as mais sinceras opiniões, e os melhores e piores sentimentos. É que antes eu preciso te conhecer (não nego a raça taurina) e, se possível, gostar de você.

Luxúria
Eu não posso não copiar a resposta do Carlos, porque foi simplesmente perfeita! rs
Já dizia Nelson Rodrigues : “Tarado é toda pessoa normal pega em flagrante”. Bem... er... hum... acho que nunca fui pego em flagrante...
Acrescento que excesso de vontade está desclassificado como pecado, da minha lista. Ainda segundo o Michaelis, luxúria é a "corrupção de costumes, lascívia, sensualidade." E eis que surgiu, lá nos idos, um pessoal invejoso até os ossos que resolveu: se eles não podiam, ninguém poderia. Roam-se.

Ira
Este é, provavelmente, o meu preferido. Aquela vontade de matar, afogar, trucidar, estapear, chacoalhar, envenenar, pisotear, fazer ouvir até a última música do cd do Calypso. Enfim, um destempêro que acomete de repente e, por alguns segundos, tira a razão da frequência operante. Um terremoto, que com a mesma insensatez que veio, vai. Mea culpa.

Gula
O pecado que eu renego até a morte. Mas adoro comer, acho que é uma das melhores coisas desta vida terrena. Atire o primeiro potinho de Danette, a primeira garfada de lasanha, o primeiro pedaço de carne do strogonoff, quem nunca passou mal por se empolgar demais ao desfrutar uma refeição. E toda pessoa que gosta de comer, em algum momento acaba se tornando um guloso. Eu acho que, desde que você não esteja deixando ninguém sem almoço com a sua gula, então não conta. Próximo.

Inveja
Tenho. Mas nada que vá deixar ninguém bocejando se eu chegar perto. De todos os corpos perfeitos, cabelos perfeitos, peles perfeitas, sorrisos perfeitos, olhos claros perfeitos, contas correntes perfeitas, carreiras perfeitas, vidas perfeitas... nossa, que tédio! Pensando bem, não tenho não. Deixa cada um com a sua perfeição, que eu vou correr atrás do meu lucro. Estou aqui para quê?

Preguiça
Veja bem, se eu, ocasionalmente, mandasse o cachorro lá fora para saber se está chovendo, isto faria de mim uma pessoa preguiçosa?

Comentários

  1. Valha-me Deus .... tu estás a dar cabo de mim..... eu sofro desses pecados todos ...AI!AI!
    Voltei aos blogs depois de um ataque de depressão. Visita-me . Um abração.
    MOCHOVELHO

    ResponderExcluir
  2. Bia, qto mais leio sobre os capitais mais me confirmo pecadora! rs... E me lembrei de uma frase que já não sei mais quem disse: pecado é tudo aquilo que vc condena no outro por não ter coragem de fazer! É mais ou menos por aí, né? rs...
    Gostei um tantao do seu texto, moça!
    Beijaço!

    ResponderExcluir
  3. Hihi Safadex!
    Curti!! Então... acho que vou esconder minhas respostas, kk
    Eu tenho inveja dos seus textos... kk... mas é inveja da "boa" kk
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bia,

    Também falei dos pecados no penultimo post , mas fui irreverente...rsrsr

    beijo e boa semana querida.

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo o seu texto, minha amiga!!!
    Mas como vc fica má quando está irada! Imagine toturar as pessoas com CD do Calypso!! kkkkkk

    Ainda não treinei minha cadela pra ver se está chovendo, mas não é que é uma ótima ideia!! hehehe

    Bom feriado pra você, lindona!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu olhar

Postagens mais visitadas